Em abril deste ano a Firjan publicou uma nota a respeito da
situação fiscal dos estados brasileiros, como era de se esperar o quadro é,
para dizer o mínimo, preocupante. Porém, os estados não estão igualmente
encrencados, alguns estão em melhores condições que outros. A nota da Firjan
mostra vários indicadores e apresenta um ranking de crise fiscal dos estados,
no ranking o estado com maior problema fiscal é o Rio Grande do Sul, seguido do
Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, nesta ordem, e o que está em melhores
condições é o Ceará, seguido por Maranhão, Pará e Amapá. Aos interessados em
mais detalhes e no ranking completo recomendo que leiam o estudo completo (link
aqui).
Neste post vou comentar os indicadores que compõem o índice
que a Firjan usou para fazer o ranking, quais sejam: Gasto com Pessoal, Dívida,
Disponibilidade de Caixa e Investimento, todos como proporção da receita
corrente líquida do estado. A figura abaixo mostra o gasto com pessoal como
proporção da receita corrente líquida. O estado em melhor condição é Roraima,
que gasta 44,6% da receita corrente líquida com pessoal. Na outra ponta estão
Minas Gerais (78%), Rio Grande do Sul (76,1%) e Rio de Janeiro (72,3%). Ao todo
13 estados estão com mais de 60% da receita corrente líquida comprometidas com
pagamento de pessoal. Vale lembrar que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)
estabelece que o máximo de gasto com pessoal é 60% da receita corrente líquida.
A próxima figura mostra a dívida do estado como proporção da
receita corrente líquida, o teto permitido pela LRF é de 200%. Repare que Rio
de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais estão acima do teto da LRF. Na
outra ponta estão Rio Grande do Norte (3,1%), Pará (9,3%) e Amapá (14,4%).
Um dado interessante é que, como ilustrado na figura abaixo
(o DF não está na figura), a correlação entre dívida como proporção da receita
corrente líquida e PIB per capita é positiva, ou seja, os estados mais ricos
são os mais endividados. Isso deve ser levado em conta quando das várias
renegociações das dívidas dos estados com a União.
O próximo item é a disponibilidade de caixa como proporção
da receita corrente líquida, a disponibilidade de caixa foi medida como a
diferença entre recursos em caixa e restos a pagar processados. Rio Grande do
Sul (-41,9%), Rio de Janeiro (-24%), Minas Gerais (-6,8%), Sergipe (-3,4%) e o
Distrito Federal (-0,2%) terminaram 2016 com menos recursos em caixa do que
restos a pagar processados, nas palavras dos autores do estudo da Firjan estes
estados e o DF terminaram 2016 no “cheque-especial”. Fica clara a gravidade da
situação fiscal do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, três
estados que estão com dificuldades de caixa, muito endividados e com mais de
70% da Receita Corrente Líquida comprometida com pagamento de pessoal. A figura
abaixo, pro falta de dados não mostra o Rio Grande do Norte, ilustra a
disponibilidade de caixa em cada estado e no DF.
O último indicador é o investimento como proporção da
receita corrente líquida. Ceará (11,1%), Bahia (11%) e Piauí (10,7%) são os
estados que conseguiram investir mais de 10% de suas receitas correntes
líquidas. Rio Grande do Sul (1,8%), Amapá (2,1%) e Goiás (2,7%) foram os
estados que fizeram menos investimento como proporção da receita corrente
líquida. Cabe ressaltar que o baixo investimento não é necessariamente algo
ruim, em casos onde o baixo investimento decorrer de uma estratégia de transferir
o investimento para o setor privado e/ou fazer caixa para ter mais facilidade
de enfrentar perdas de receita por conta da crise a redução do investimento
pode ser uma boa estratégia. Pode ser o caso do Amapá, onde o baixo
investimento convive com uma disponibilidade de caixa de 51,2% ou mesmo de
Maranhão e Tocantins onde as taxas de investimento foram de 6,6% e 6,5%, mas a
disponibilidade de caixa foi, respectivamente, de 73.6% e 64,4%.
Como pode ser visto apesar da crise afetar a todos os
estados nem todos estão em situação crítica. Tomando o caso do Ceará, meu
estado e onde tenho muitos amigos, posso dizer que o desempenho fiscal, que deu
à Terra dos Verdes mares Bravios a melhor posição no ranking, é resultado de
décadas de esforço em busca de equilíbrio fiscal, uma caminhada que começou com
Tasso Jereissati lá na década de 1980, continuou com os irmãos Gomes e, ao que
tudo indica, continuou no governo petista de Camilo Santana. Não acredita em
mim? Acha que estou querendo tirar os méritos dos irmãos Gomes de Camilo
Santana? Então veja as palavras do meu amigo e professor Flávio Ataliba Barreto
(link aqui), presidente do Instituo de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará
(IPECE, link aqui):
“Muitos estão me perguntando, qual a receita do sucesso do Ceara em termos de sua situação fiscal, conquistando segundo a Firjan o primeiro lugar no índice de maior solidez fiscal do pais? Apesar de suas grandes dificuldades sociais, climáticas e econômicas, acredito que o Ceará conseguiu manter vivo no seio de sua sociedade civil, do serviço público e no meio político, a cultura da responsabilidade fiscal que começou lá atrás, em 1987 com Tasso Jereissati, são 30 anos. Não é a conquista de um único governo, mas uma sequência de várias gestões maduras e responsáveis. Evidentemente, o atual governo do Ceará tem grande mérito também porque conseguiu manter o rigor fiscal numa situação mais crítica ainda, diante a crise que o país atravessa e com 5 anos de seca. Ademais, grande mérito também deve ser dado ao atual secretário da Fazenda Mauro Filho, que estando 11 anos no cargo, conseguiu implementar com sua equipe, diversas medidas importantes ao longo desse período, sempre contando a época com o apoio do governador Cid Gomes e do atual Camilo Santana. Acredito que isso tenha feito a diferença.”
Se mesmo com as dificuldades climáticas e econômicas o Ceará
conseguiu não afundar na crise econômica, o mesmo valendo para estados como
Maranhão e Pará (segundo e terceiro no ranking), não há nada justifique o caos
fiscal em que se meteram Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro (os
três piores no ranking), notem que falei justifique, explicações existem
várias. Termino registrando que é preciso deixar que os estados com problemas
fiscais enfrentem seus fantasmas e encontrem soluções para os problemas que
criaram. Vai ser triste e sofrido, mas talvez assim estes estados desenvolvam a
“cultura de responsabilidade fiscal” que cresceu no Ceará.
Apenas uma parte da realidade
ResponderExcluirPrecisa colocar ISSO aqui na conta:
ResponderExcluirhttp://www.mises.org.br/Article.aspx?id=682
Olá Ellery. Muito interessante suas conclusões. Sabendo que você é do Ceará, gostaria de saber se não é possível o Sr. fazer um texto sobre o Ciro Gomes. Provavelmente ele sairá candidato nas eleições de 2018 e não é impossível que vejamos um segundo turno entre ele e algum outro candidato (como Lula, Alckmin ou Bolsonaro). Você falou que ele se comprometeu para equilibrar as contas do Ceará. Qual a sua opinião sobre o Ciro Gomes?
ResponderExcluirRoberto,
ResponderExcluirSobre o Ceará, será que estes dados são confiáveis?
Em 2015, nosso conterrâneo, Mansueto escreveu uma série de artigos sobre a contabilidade criativa alencarina. Estes artigos chegaram a gerar alguma repercussão e despertaram a ira do Mauro Filho.
Desde então vejo qualquer informação fiscal sobre o Ceará com desconfiança.
Será que podemos confiar nos dados da STN que foram base para o estudo da Firjan?
Abraço!
1º artigo da série: https://mansueto.wordpress.com/2015/05/31/analise-das-contas-estaduais-1-o-caso-do-ceara/