sexta-feira, 17 de abril de 2020

Isolamento por atividades e unidades da federação até 11/04

Domingo fiz um post usando os dados do Google COVID-19 Community Mobility Reports (https://www.google.com/covid19/mobility/) para comparar o isolamento nos estados e no DF. Hoje vi que o Google liberou o arquivo com todos os dados e resolvi atualizar o post mostrando como está o isolamento dia após dia. Os indicadores são calculados tomando como referência as idas em tempos de permanência em cada tipo de área em proporção ao período de referência que é definido como a mediana para o mesmo dia da semana no período entre três de janeiro e seis de fevereiro de 2020. As áreas são as mesmas do post anterior:


  • Compras e recreação (Retail & recreation): restaurantes, cafés, shopping centers, parques temáticos, museus, bibliotecas e cinemas.
  • Mercados e farmácias (Grocery & pharmacy): mercearias, armazéns, quitandas, mercados, drogarias e farmácias.
  • Lazer (Parks): parques e jardins públicos, praias, marinas, praças e parques para cães.
  • Terminais de transportes (Transit stations): estações de metrô, trem e pontos de ônibus.
  • Locais de trabalho (Workplaces): locais de trabalho.
  • Áreas residenciais (Residential): áreas residenciais.


A figura abaixo mostra o comportamento de todos as unidades da federação e destaca na cor mais escura o isolamento no Brasil. É interessante notar que apesar dos estados não terem coordenado as medidas de isolamento o padrão é razoavelmente semelhante entre eles. Nas áreas residenciais ocorre um aumento do movimento de pessoas, quedas de movimento forte nas áreas de lazer, compras e recreação, locais de trabalho e terminais de transportes, quedas leves nas áreas de mercados e farmácias.




A próxima figura repete a anterior, porém como escalas diferentes para o eixo vertical (eixo y). A comparação entre as diferentes áreas fica comprometida, mas fica mais fácil observar as variações em cada área. Na figura é possível observar que no final de março começou um aumento da dispersão no movimento em áreas residenciais e um aumento do movimento nas áreas de compras em recreação. No Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul os desvios em relação ao período de referência nas áreas de compras e recreação ficam maiores que -30 no dia nove de abril.




A última figura reproduz a anterior considerando apenas Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Distrito Federal. Os quatro primeiros são os candidatos a problemas mais sérios nos próximos dias, Amazonas e Ceará já anunciaram falta de vagas em UTIs, e o último é onde moro que aparentemente saiu da lista de mais propensos a problemas sérios. Os cinco seguem padrões semelhantes, o maior destaque parece ser a menor queda do movimento em terminais de transportes em São Paulo e a maior no Ceará.

No geral dois pontos me chamaram atenção. O primeiro é a semelhança entre o padrão de isolamento das unidades da federação, mesmo sem uma lei nacional ou uma coordenação entre os governadores todos os estados e o DF apresentaram quase o mesmo padrão de queda, estabilidade ou aumento em cada uma das áreas. O segundo, que pode ser preocupante, é o aumento do movimento em áreas de compras e recreação e nos terminais de transportes observado em vários estados.






0 comentários:

Postar um comentário