domingo, 24 de agosto de 2014

Isto não é Pessimismo

Ontem, na noite seca de Brasília, já cansado eu lia com má vontade alguns textos sobre a economia brasileira. Economistas muito respeitados escreviam que o pessimismo do mercado decorrente do diálogo ruim do governo com os empresários é o maior problema da economia brasileira. Enquanto tentava acompanhar os argumentos dos textos que lia meus pensamentos se fixavam em reflexões passadas a respeito da economia brasileira. Reflexões de uma época em que muitos dos que escreveram os textos que me atormentavam diziam que tudo estava bem e que uma era de crescimento e prosperidade estava se abrindo para economia brasileira. Assim, meio dormindo e meio acordado, continuei lendo e refletindo e uma voz irritante ao final de cada reflexão dizia “isto não é pessimismo”...

  • Se amanhã os empresários todos acordarem otimistas e resolverem aumentar a produção vai faltar energia no país e água em São Paulo. Isto não é pessimismo.
  • As contas públicas estão em tal estado de penúria que o governo já está suspendendo repasses para os bancos que operam os programas sociais e precatórios voltam a se acumular. Isto não é pessimismo.
  • A produtividade da economia brasileira é baixa e está praticamente estagnada há quase quarenta anos. Isto não é pessimismo.
  • A educação brasileira é constantemente avaliada entre as piores do mundo. Isto não é pessimismo.
  • Apesar de todas as conversas a respeito de termos nos tornado um país de classe média aproximadamente 90% dos brasileiros estariam abaixo da linha de pobreza se morassem nos Estados Unidos. Isto não é pessimismo.
  • No relatório Doing Business do Banco Mundial o Brasil fica abaixo da centésima posição em 9 dos 11 itens disponíveis. Insto não é pessimismo.
  • A dívida externa está subindo rapidamente e, ao contrário da década de 1970, desta vez sequer temos um estoque considerável de infraestrutura a nossa disposição. Isto não é pessimismo.
  • A inflação está acima do centro da meta, nem mesmo o Banco Central aposta em inflação no centro da meta no próximo ano. Isto não é pessimismo.
  • O Brasil é uma das economias mais fechadas do mundo e ainda assim os empresários pedem mais protecionismo e o governo acena que dará. Isto não é pessimismo.
  • Apesar de todo o progresso dos últimos anos ainda são assassinadas mais de 50 mil pessoas por ano no Brasil. Isto não é pessimismo.
  • Em nenhuma cidade brasileira é possível sair do avião, pegar o metrô e descer em uma estação em frente ao hotel. Isto não é pessimismo.


A lista é enorme e deprimente, tenho medo de cansar o leitor ainda mais se escrevê-la por completo, não escreverei. Apenas direi que após finalmente adormecer um corvo medonho me falou: “se vocês continuarem chamando a descrição da realidade de pessimismo, a realidade não mudará nunca mais”. Acordei.




P.S. Peço desculpas aos leitores pela ousadia do texto, se meu talento literário fosse próximo da minha vontade de homenagear Allan Poe o post teria ficado muito melhor, talvez até tivesse ficado bom. Tentei.

4 comentários:

  1. A sua lista está muito pequena, meu caro Roberto. A realidade oferece material para muito mais. Basta pegar os mesmos dados que você cita, por exemplo, o Doing Business, e ver a classificação do Brasil, não a geral, que deve andar em torno de 126, mas aquelas desagregadas e especificamente as que listam quesitos que dependem do governo (tipo tributação, infraestrutura, burocracia, etc), aí a posição do Brasil salta rapidamente para os últimos lugares.
    Pegue um outro relatório, tipo Economic Freedom of the World, e mais uma vez desagregue os dados e os critérios, e nós ficamos muitos pontos atrás da China, uma das mais repressivas autocracias do planeta, mas que consegue ser mais capitalista que o Brasil...
    Pois é, até achei você muito otimista...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não quis deixar a lista muito extensa, mas de fato tem mais coisas. Vão ficar para lista das quimeras enterradas. Abs.

      Excluir
  2. "ainda morrem mais de 50 mil pessoas por ano no Brasil". Faltou algum dado aí.

    ResponderExcluir