segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Lições da Coreia para Educação: "Mais Dinheiro" ou "Melhor Gestão"?

Sei que hoje em dia comparar o Brasil com qualquer país virou crime de lesa pátria, a ideologia oficial determinou que o Brasil é um país único e que não pode ser comparado com nenhum outro. Porém em um passado recente não era assim, podíamos comparar o Brasil com outros países sem que isto causasse comoção. Não que o Brasil fosse considerado igual a outros países, mas entendia-se que a comparação era um exercício útil para ter uma medida relativa dos efeitos de nossas políticas. Naquela época era comum comparar o desempenho de longo prazo do Brasil com o da Coreia do Sul.

No início da década de 1950 a Coreia tinha uma renda per capita próxima à do Brasil. É claro que a Guerra da Coreia (1950 – 1953) tem um efeito nesta estatística, mas a proximidade entre a renda per capita dos dois países permaneceu até bem depois do final da guerra. De acordo com os dados da Penn World Table (PWT) a renda per capita da Coreia era 80% da brasileira em 1953, ano que terminou a guerra, em 1977 ainda estava no mesmo patamar. Entre 1953 e 1980 o maior valor da renda per capita da Coreia em relação ao Brasil foi de 87% em 1979 e o menor foi de 61% em 1962. No começo da década de 1980 a renda per capita da Coréia do Sul ultrapassou a do Brasil, em 1983 era 12% maior, a partir daí começou a crescer em relação a nossa, em 2011 o coreano médio tinha uma renda mais de três vezes maior que a do brasileiro médio. Os números mudam a depender da medida de renda per capita, mas a história é sempre a mesma. A partir da década de 1980 a Coréia do Sul ultrapassa o Brasil e segue uma trajetória de crescimento enquanto nós ficamos quase estagnados. A figura abaixo ilustra esta história.




Um motivo frequentemente apontado para explicar a diferença nas trajetórias de Brasil e Coreia do Sul é o desempenho da educação. A tese é que os coreanos investiram em educação e o Brasil não. Aceitando a tese temos na Coreia um exemplo de como a educação pode colocar um país em uma trajetória de crescimento sustentado. Não tardou para que alguns economistas comparassem o gasto com educação no Brasil e na Coreia, de acordo com os dados da ONU o setor público brasileiro em 2008 gastou 5,53% do PIB em educação enquanto na Coreia o setor público gastou 4,76% do PIB, o padrão não é diferente de outros anos. De posse destes números vários analistas alertaram que aumentar o gasto com educação não é receita certa para resolver o problema da educação brasileira. Os defensores do aumento dos gastos responderam que não é certo comparar o gasto como proporção do PIB, como a renda da Coreia é maior que a brasileira se os dois países gastam o mesmo percentual do PIB com educação então o gasto absoluto da Coreia é maior. Com os números da PWT o governo da Coreia gasta, em média, U$ 1.295 em educação por pessoa enquanto o governo brasileiro gasta, em média, U$ 460 por pessoa.

O argumento procede, uma pessoa muito rica pode gastar menos de 1% da própria renda para manter o filho na melhor escola da cidade, um sujeito com uma renda mais modesta pode gastar 10% de sua renda para manter seu filho em uma escola bem pior. No final o fato de um gastar menos de 1% da renda com educação dos filhos e o outro gastar 10% da renda com educação não significa que o que gastou mais está dando uma educação melhor e, mais importante, que aumentar o percentual da renda gasta com educação não melhore a educação do filho. Dessa forma, comparar percentual do PIB gasto em educação não ajuda muito quando a renda per capita dos países é muito diferente. Porém, como vimos, nem sempre a renda da Coreia foi tão maior que a do Brasil, pelo contrário, de 1953 a 1982 a renda da Coreia foi menor que a do Brasil. Mais interessante, se a disparada da Coreia em relação ao Brasil foi devida à educação então é o gasto do período em que os coreanos eram “pobres como nós” que deve ser observado, pois foi nesta época que a educação que proporcionou a disparada foi construída.

Pois bem, de acordo com os dados da ONU entre 1975 (primeiro ano da série que encontrei) e 1983 o governo da Coreia gastou, em média, 2,85% do PIB com educação, bem menos do que o Brasil gasta hoje. Com exceção de 1982 (6,65%) e 2009 (5,02%) o gasto do setor público com educação na Coreia ficou todos os anos abaixo de 5% do PIB. Infelizmente a base dados que usei não tinha os gastos com educação do Brasil na época que nossa renda era maior que a da Coreia, a série para o Brasil começa em 1989. Porém, se for considerado o período com dados em comum (tive de fazer algumas interpolações) o Brasil via de regra gastou mais que a Coreia em proporção ao PIB, a exceção é o período entre 2001 e 2005. Os dados estão na figura abaixo.




Existem duas limitações importantes nos dados que usei: (i) são considerados apenas gastos públicos em educação e (ii) não tenho os dados para o Brasil no período em que nossa renda per capita era maior que a da Coreia. Porém, mesmo com estas limitações, considero que é possível concluir que o problema da educação no Brasil não é falta de dinheiro. Já passou da trocar o mantra “mais dinheiro” por “melhor gestão”.



P.S. Considerar os gastos privados pode mudar a conclusão, mas daí a conclusão seria que não é o governo que deve gastar mais com educação...


5 comentários:

  1. Primeiro, ótimo que você fez uma análise comparativa ao longo do tempo. Pena, muita pena mesmo que não temos uma série histórica maior para o Brasil. Segundo, caso se interesse, pesquise sobre os gastos privados dos coreanos com educação. É impressionante! Gasta-se com serviços privados tanto quanto se gasta com serviços públicos, principalmente com aulas particulares.

    Não sou adepto do gasto público indiscriminado, mas precisaríamos de algum estudo comparativo mostrando o gasto por estudante (público e privado) ao longo do tempo, caso queiramos chegar a um consenso. Podemos fazer melhor do que alardear o quanto se gasta em % do PIB como o Gustavo Ioshep vive citando.

    No mais, não vamos chegar tão cedo perto da Coréia em termos educacionais, mesmo com maiores gastos, simplesmente porque não valorizamos a educação e o esforço que ela requer como eles valorizam.

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    1. Concordo que precisamos de mais dados para uma análise mais sólida, mas os dados que temos sugerem fortemente que existe um problema de gestão na educação brasileira. Este é um problema que temos que enfrentar, vou além, enquanto não enfrentarmos este problema não temos como avaliar as possíveis carências de recursos existentes.

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  2. Muito difícil a comparação. No Brasil despesas como transporte , uniformes, alimentação e outros entram na conta geral; outros paises não. Um país onde a media do salario do professor do ensino básico são dois salários mínimos, difícil imaginar melhor qualidade sem melhorar esta variável, que é o principal despesa. Creio que um dado importante é verificar o salario médio do professor da Coréia nos anos 80 e hoje. La subiu com certeza...aqui não.

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  3. Muito difícil a comparação. No Brasil despesas como transporte , uniformes, alimentação e outros entram na conta geral; outros paises não. Um país onde a media do salario do professor do ensino básico são dois salários mínimos, difícil imaginar melhor qualidade sem melhorar esta variável, que é o principal despesa. Creio que um dado importante é verificar o salario médio do professor da Coréia nos anos 80 e hoje. La subiu com certeza...aqui não.

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  4. Sugiro vc fazer um comparativo considerando o gasto por aluno. Verificará que no Brasil se gasta muito pouco comparado a qualquer país com educação razoável. Outra comparação importante seria o salário dos professores do ensino básico. Infelizmente o país paga tão mal, que a realidade é: se fizer um comparativo entre as notas de corte do enem/Sisu verificará que entres as notas mais baixas encontram-se vários cursos de licenciatura. Moral da histórias oferecemos condições ruim para esta carreira importantíssima e obviamente não conseguimos pessoas bem qualificadas para exerce-las.

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