quarta-feira, 24 de junho de 2020

Nova rodada de previsões do FMI: o quadro piorou.

O FMI atualizou a previsão de crescimento para 30 países (link aqui). Nas novas estimativas a economia do Brasil deve encolher 9,1% em 2020, em abril a previsão era de uma queda de 5,3%. A piora na previsão não é exclusividade do Brasil, dos países da amostra apenas Austrália, Paquistão e Egito tiveram aumento na previsão de crescimento. Em abril de 2020 a média das taxas dos países da amostra era de- 4,2%, em junho essa mesma média passou para -6,2%, a mediana caiu de -5,4 para -6,3. Em abril a maior queda era prevista para a Itália, 9,1%, em junho a Espanha se juntou à Itália no posto de maior queda, -12,8%, a França, com queda prevista de 12,5%, aparece em terceiro lugar.

 

A figura abaixo mostra as taxas de crescimento previstas com destaque para alguns países. quanto mais para esquerda o país aparecer na figura, maior a queda do PIB. Além dos três já citados, México, 10,5%, Reino Unido, 10,2%, e Argentina, 9,9%, devem ter quedas de PIB maiores que o Brasil. Apenas no Egito, 2%, e na China, 1%, o FMI prevê crescimento da economia.

  

A piora do quadro geral fica clara quando comparamos as previsões de abril com as de junho. A maior queda de previsão aconteceu na Índia, 6,4%, na sequência aparecem França, 5,3%, e Espanha, 4,8%. Dos trinta países da amostra em sete a queda na previsão de crescimento foi maior do no que no Brasil, nesse grupo estão Argentina e México. A figura abaixo mostra a distribuição das diferenças entre as previsões de junho e abril.

 

 

Nos dois critérios avaliados no post, previsão de queda e variação na previsão de queda, o Brasil está mal na foto, nas duas medidas estamos no terço com pior desempenho. Por outro lado, entre os países da América Latina da amostra o Brasil tem o melhor desempenho, se isso é por conta do reduzido número de países latino-americanos na amostra ou porque os efeitos da pandemia serão mais graves nas economias de nuestra America é coisa que não sei dizer.

 


0 comentários:

Postar um comentário