Pois bem, toda esta conversa sobre Krugman ter elogiado a economia brasileira me lembrou destas histórias e do post que ele colocou no blog dele elogiando a Argentina. Que Krugman é um excelente economista eu não discuto. Claro que isso não o obriga a ser um especialista em América Latina, mas, sabendo da autoridade que tem acredito que ele deveria tomar um pouco mais de cuidado antes de incentivar políticas que podem levar países a sérios problemas econômicos.
Estou responsabilizando Krugman pela crise na Argentina? Não, de modo algum. Mas tenho bons motivos para acreditar que as declarações dele deram forças e argumentos para os que implementavam e defendiam as políticas que levaram a Argentina a atual crise.
Eu imaginei agora um Nobel para Psicologia.
ResponderExcluir"-Doutor, não acho que o machismo do meu pai é a causa da minha agorafobia.
-Cala a boca, eu tenho um Nobel!"
No artigo q você lembrou ele disse "I think Brazil is going pretty well". Como a Argentina crescia mais ou menos como Brasil, então Argentina também estava going well! Oversimplificando, coisa que o prêmio Nobel Krug fez muito bem academicamente mas sempre usa para ancorar sua agenda.
ResponderExcluirBrasil agora está "not so well" e Argentina foi para o buraco.
Roberto,
ResponderExcluirFaz ideia de quanto foi o jabá que pagaram para ele falar isso?