Qual (ou quem) foi nossa desgraça?

Nesta semana chamou atenção uma notícia dizendo que das doze maiores economias do mundo apenas o Brasil estará em recessão no próximo ano (link aqui). Inspirado na notícia resolvi checar quantos países vão encolher este ano e quantos vão encolher mais que o Brasil, para isso usei a base de dados do FMI. Na base constam o crescimento previsto para 2015 de 188 países, o único dado não disponível é o da Síria por motivos óbvios. De posse dos dados podemos avaliar se crescimento negativo é um padrão esperado para 2015, figura abaixo mostra a taxa de crescimento de todos os países da base de dados, em verde estão as taxas positivas e em laranja as taxas negativas. Repare que a grande maioria dos países terá crescimento positivo em 2015, o Brasil está com a minoria que terá crescimento negativo.



O resume em números da figura acima é que em 2015 os países do mundo vão crescer em média 2,47%, mais da metade dos países vão crescer acima de 2,88% e apenas 18 dos 188 países vão encolher. Uma dúvida natural que decorre da figura acima é saber quais os países nos acompanham no clube dos que vão encolher em 2015. A figura abaixo lista os países que vão encolher e mostra a taxa de crescimento de cada um deles. Note apenas 10 países de um total de 188 vão crescer menos que o Brasil em 2015.





Se o leitor prestar atenção no grupo de países que crescerão menos que o Brasil em 2015 vai reparar que lá estão a Bielorrússia, Ucrânia e Rússia, os dois últimos estiveram envolvidos em conflitos militares e o primeiro foi afetado diretamente por tal conflito tanto pela chegada de refugiados quanto pela queda no comércio com os países envolvidos, especialmente a Ucrânia (link aqui). O Sudão do Sul é um país novo que está em guerra civil (link aqui), o mesmo acontece com a Líbia que ainda não conseguiu se estabilizar após a queda de Muamar Khadafi (link aqui), ainda em conflito estão o Burundi (link aqui) e o Iémen (link aqui). A Guiné Equatorial, homenageada pela Beija Flor no carnaval deste ano, é vítima de uma das mais brutais e duradouras ditaduras da África, no quesito vítima de ditadura também está a Venezuela. Por fim temos Serra Leoa que foi atingida pelo surto de ebola (link aqui). Em resumo, todos os países que vão crescer menos que o Brasil em 2015 foram atingidos por eventos extremos. E nós? Qual desgraça nos atingiu? Melhor não responder...

Comentários

  1. Muito bom. Entao parece que o argumento de que a causa da recessao brasilireira seria devido a dependencia/queda dos precos internacionais de commodities (com reducao demanda Chinesa) nao eh tao valido assim. Caso contrario, outros paises tambem dependentes de commodities como o Brasil deveriam estar numa situaca parecida. Certo? No mais, teria como colocar o link para base de dados do FMI ? abs.

    ResponderExcluir
  2. Roberto,

    A desgraça que nos atingiu e continua acabando com o país chama-se PT. E ela é 1000x pior do que qualquer guerra que esteja acontecendo no mundo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IL Soltando farpas blogosfera a fora kkkk

      Aperta o 13 e confirma. Receita para destruir um país.

      Não sabia que também acompanhava o Roberto.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Votação do fundo eleitoral por partidos,

2016: O ano que o Império da Lei venceu o império do governante.

Desempenho da economia durante o regime militar: o que dizem os dados?