quinta-feira, 19 de junho de 2014

Participação no Globonews Alexandre Garcia

Ontem, 18/06, estive na Globonews para consversar com Alexandre Garcia e Paulo Dantas Costa, presidente do Conselho Federal de Economia (COFECON), a respeito dos impactos econômicos da Copa. Minha avaliação é que a Copa não terá efeitos econômicos de longo prazo e que no curto prazo os efeitos podem até ser negativos. Os que me acompanham sabem que meu diagnóstico sobre a economia brasileira é que existe um problema de oferta e não de demanda. Sendo assim os possíveis ganhos econômicos por conta da elevação da demanda no período da Copa serão pequenos e possivelmente menores que as perdas com os dias parados por conta dos feriados.
O presidente do COFECON acredita que o setor de turismo pode ser beneficiado no longo prazo. Eu não compartilho desta idéia, várias pesquisas relativas a mudanças setoriais em países que foram sede da Copa do Mundo mostram que o efeito sobre a composição setorial do emprego é pequena ou nula, ou seja, não há um crescimento significativo do setor de turismo em relação a outros setores. No caso do Brasil as inúmeras dificuldades que temos para o turismo continuarão fazendo com que o país inteiro receba mais ou menos a mesma quantidade de turista recebidos pela Torre Eiffel a cada ano. Para os que se interessarem o link para o vídeo está aqui.

2 comentários:

  1. e estudos como esse? http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,ERT149593-16357,00.html

    Entrariam na sua conta de benefícios de curto prazo? Não tem um pouco de "janela quebrada" aí também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como todo respeito eu diria que o estudo da Ernst & Young em parceria com a FGV é uma coleção de janelas quebradas. Dois pontos devem ser suficientes para mostrar isto: a taxa de investimento não aumentou e a criação de empregos também não. Seria interessante ver o comportamento do emprego em cidades com jogos e cidades sem jogos.

      Excluir