quarta-feira, 1 de junho de 2016

Contas Nacionais do primeiro trimestre de 2016: o desastre continua.

Hoje foram divulgadas as contas nacionais referentes ao primeiro trimestre de 2016 (link aqui), um bom resumo dos resultados seria: o desastre continua. O PIB continua em queda, na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior é a oitava queda seguida, isso mesmo, a última vez que o PIB de um trimestre cresceu em relação ao mesmo trimestre do ano anterior foi no primeiro semestre de 2014. A figura abaixo mostra a variação do PIB de um trimestre em relação ao mesmo trimestre do ano anterior desde 1996, é fácil ver que desde lá é a primeira vez que ficamos tanto tempo no negativo. Se a referência for o trimestre anterior é o quinto negativo seguido, só não foram oito seguidos porque a taxa foi de zero no terceiro trimestre de 2014 e crescemos incríveis 0,1% no quarto trimestre de 2014. No acumulado de quatro trimestres são “apenas” cinco quedas consecutivas. Difícil arrumar um termo melhor que desastre para descrever o que está acontecendo.




A decomposição da variação do PIB também não é nada animadora. Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior a agropecuária caiu 3,7%, a indústria teve queda de 7,3% e os serviços tiveram queda de 4,6%. Se você é um dos que apostam que a desvalorização do real pode salvar a indústria talvez você queira saber que a indústria de transformação teve queda de 10,5% em comparação ao mesmo trimestre de 2015. Como mostra a figura abaixo é maior sequência seguida de quedas na indústria de transformação desde 1996 e em termos de profundidade só perde para a queda que seguiu à crise de 2008. É bem verdade que alguns “defensores da indústria” continuam defendendo a tese de culpa do câmbio, mas eu não ficaria surpreso se vários industriais estiverem saudosos da época do “câmbio valorizado”. Na comparação trimestre a trimestre as quedas foram de 0,3% na agropecuária, 1,2% na indústria e 0,2% nos serviços. A indústria de transformação caiu 0,3% sendo o sexto semestre seguido de queda, desde 1996 é a primeira vez que indústria de transformação tem seis quedas seguidas na comparação com o trimestre anterior.




Pela ótima da demanda a comparação com o mesmo trimestre do ano anterior mostra queda de 6,3% no consumo das famílias, queda de 1,4% nas despesas de consumo do governo, queda de 17,5% no investimento aumento de 13% nas exportações e queda de 21% nas exportações. Antes de se animar com as exportações vale lembrar exportações e importações vez por outra apresentam grandes variações e que os valores atuais estão próximos aos de 2011 quando a Nova Matriz entrou em cena com a conversa de desvalorizar o câmbio para estimular a indústria. Se nada disso diminuir sua animação talvez seja bom voltar ao parágrafo anterior. A queda nas taxas de investimento e poupança são preocupantes. Na comparação com o trimestre anterior o consumo das famílias caiu 1,7%, as despesas de consumo do governo subiram 1,1%, o investimento caiu 2,7%, as exportações subiram 6,5% e as importações caíram 5,6%. Aqui o destaque é o aumento das despesas de consumo do governo em contraste com a queda no consumo das famílias e do investimento. Tal contraste é um retrato dos três meses de Nelson Barbosa à frente da Fazenda: aumento do gasto público e queda dos gastos privados. Um último ponto de destaque é a informação que o consumo das famílias retrocedeu aos valores de 2011, na prática isso ilustra os anos perdidos de Dilma.



5 comentários:

  1. Olhando tudo isso, eu realmente não consigo ver crescimento em 2017 como todos dizem. Mesmo o Governo fazendo tudo que é preciso, e a confiança geral (empresário e consumo) melhorando, fica difícil ver o "inicio da recuperação" já em 2017. Pois via consumo não temos como impulsionar como no inicio do Lula via crédito sem inflação, já que a massa de desempregado ficou grande, endividada e espero que aprendido que consumir "sem responsabilidade" não é sustentável. Via indústria, não temos poupança e nem investimento, consequentemente. Mesmo melhorando o ambiente, não consigo ver consumidor (casa, carro, etc) e empresário investindo em projetos de risco sem ter certeza de melhora "permanente". Educação nada melhorou, por sua vez, a produtividade ainda muito baixa. Apesar da redução no salario ajudar nesse equilíbrio. Estoque e ociosidade da indústria sem poder reduzir e participação no PIB reduzindo. Ellery, por onde teremos inicio dessa melhora?? Alisson Peixoto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No curto prazo é possível crescer por conta da capacidade ociosa e do desemprego, porém é um crescimento limitado. Para crescer a médio prazo precisamos de um ajuste fiscal que libere poupança para financiar o investimento. Para crescer no longo prazo além do ajuste fiscal será preciso retomar uma agenda de reformas que leve a um crescimento da produtividade.

      Excluir
  2. Prezado Roberto,
    Segundo Maria Lucia Fattorelli, coordenadora da associação AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA (http://www.auditoriacidada.org.br/quem-somos/ ), o sistema da dívida pública brasileiro é um mega esquema de corrupção que vem extraindo a riqueza do povo brasileiro.
    O senhor poderia fazer alguma consideração a respeito dos argumentos apresentados pela mencionada coordenadora?
    Segue o link para acesso ao vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?v=IObR2RuhBNQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns links sobre o assunto:
      http://spotniks.com/sabe-aquele-papo-de-que-45-dos-seus-impostos-sao-usados-para-pagar-a-divida-entao-e-mentira/
      http://mercadopopular.org/2015/10/faca-aqui-sua-auditoria-da-divida-publica/
      http://mercadopopular.org/2016/01/auditoria-cidada-da-divida/

      Excluir
  3. Esquece isso, jovem. Auditoria cidadã da dívida é eufemismo pra calote.

    ResponderExcluir