domingo, 29 de janeiro de 2017

Curso de Macroeconomia Aplicada na UnB

Neste semestre vou ofertar uma disciplina de macroeconomia aplicada (o nome pode mudar) na UnB, a princípio a disciplina será ofertada apenas na graduação. Comecei a pensar a disciplina como uma forma de ensinar os alunos a procurar dados na internet, pegar os dados, colocar os dados em um formato legível por softwares de econometria e arrumar os dados de forma adequada para análises econômicas. Este ainda é o objetivo principal do curso, mas com o temo e conversas, resolvi colocar uma pequena revisão de concentos básicos de econometria (este não é um curso de econometria!) e também algumas aplicações. Inicialmente as aplicações consistiriam em replicar resultado de artigos importantes em macroeconomia. A estratégia não funcionou porque nos artigos mais antigos não encontrei as bases de dados usadas pelos autores, nos artigos mais recentes são usadas técnicas que nãos erá vistas neste curso. Desta forma as aplicações passaram a ser uma discussão sobre temas relevantes em macroeconomia aplicada e uma apresentação do modelo CAPM por conta de demanda dos alunos. Da ideia original de replicar artigos sobrou apenas Mankiw, Romer e Weill (1992). No futuro tentarei resolver este problema.

O arquivo com as notas de aula está aqui. Ainda estou organizando as bases de dados e procurando um lugar de fácil acesso para que os alunos possam reproduzir os exemplos das notas de aula, se bem que várias de nossas bases são modificações de bases de dados públicas como as do FMI, Banco Mundial e Penn Wolrd Table e estas modificações são explicadas nas notas de aula. Espero feedback dos alunos desta primeira turma e de leitores pelo Brasil que não farão o curso, mas acreditem que possam melhorar o material. Nos vemos em março.


P.S. A figura acima foi criada com o R a partir de imagens de satélite, que saber como? É só fazer o curso.

4 comentários:

  1. Professor, queria fazer esse curso como aluno especial. Como faço a matrícula?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Caro Prof. Roberto Ellery, que maravilha essa sua iniciativa de postar as notas de aula! Sou leitor assíduo frequente aqui do blog e aluno da graduação em Ciências Econômicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), estou na metade do curso e ainda sofro com um déficit muito grande em trabalhos aplicados por falta de orientação devida. Infelizmente, a instituição em que estudo não foca em áreas mais quantitativas e/ou aplicadas e não tenho condições para estudar fora no momento. Portanto, seria possível postar mais notas de aula das disciplinas ministradas pelo senhor? Assim, posso tentar ficar mais por dentro do que é ensinado nos grandes centros.

    Grato desde já e que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Olá professor? vai ter algum pré-requisito? a inscrição vai ser pelo matrícula web?

    ResponderExcluir