sábado, 26 de novembro de 2016

PIB per capita na ilha do tirano ou 1959, o ano que não começou

Avaliar números de países controlados por tiranos não é tarefa simples. Os dados oficias costumam ser inúteis pois são manipulados pelos lacaios dos tiranos, os dados de organismos internacionais também são suspeitos pois a convivência diplomática faz com que tais organismos sejam coniventes com as verdades oficiais. Porém, para registrar a morte do maior tirano da América Latina, resolvi correr o risco e comentar o desempenho do PIB per capita de Cuba desde a tomada de poder por Fidel e seus guerrilheiros.

Como é bem conhecido na virada do ano de 1958 para 1959 o Movimento 26 de Julho, liderado por Fidel Castro, tirou do poder o ditador Fulgencio Batista que, como tantos outros ditadores destas bandas, primeiro foi eleito e depois resolveu tomar o poder à força. A resistência durou pouco, nas primeiras horas de 1959 Batista fugiu para República Dominicana, no dia oito de janeiro os guerrilheiros já controlavam Havana. Como era Cuba antes daquele réveillon? O que aconteceu depois.

Vou tentar responder o que aconteceu com o PIB per capita disponível na base de dados do Projeto Maddison (link aqui), uma base que costuma ser usada por quem estuda história econômica. Selecionei todos os países da América Latina com exceção de Porto Rico e Trinidade e Tobago, o primeiro por ser praticamente um território dos EUA e o segundo por ser muito pequeno e distorcer a amostra. A figura abaixo mostra a taxa de crescimento do PIB per capita de todos os países selecionados usando como base de comparação e média 1954-58 e 2004-08.




Como pode ser visto o crescimento de Cuba foi medíocre quando comparado ao dos outros países da amostra, de fato, apenas Venezuela, Nicarágua e Haiti cresceram menos que Cuba. A lista dos países que cresceram menos que Cuba dispensa explicações. Repare que a figura revela uma ironia do destino: a República Dominicana, país para onde fugiu o ditador cubano, foi o que mais cresceu dentre os países da amostra. Na época da revolução cubana a República Dominicana era mais pobre do que Cuba e também era governada por um ditador, no caso Rafael Trujillo que governou o país de 1930 a 1961.

A figura abaixo mostra o PIB per capita médio entre 1954 e 1958 dos países selecionados. Repare que no período anterior a revolução cubana, mesmo com a ditadura de Fulgencio Batista, Cuba tinha a nona maior renda per capita dentre os vinte países da amostra, inclusive era mais rica que o Brasil e muito mais rica que a República Dominicana.




Passados cinquenta anos, se olharmos o PIB per capita médio do período 2004 a 2008 (último ano com dados para Cuba na base de dados utilizada), Cuba tinha caído para a décima quarta posição. Como pode ser visto na figura abaixo Cuba ficou para trás de países como Brasil, Guatemala, Panamá, e, quem diria, da República Dominicana. Será que se Fulgencio Batista tivesse derrotado Fidel os cubanos teriam seguido o caminho da República Dominicana seguiu com Trujillo e hoje estariam em um dos países mais ricos da América Latina? Difícil dizer...




Naturalmente o desastre econômico de Cuba é pelo menos parcialmente explicado pela reação da comunidade internacional e especialmente dos EUA à revolução, mas esta reação é mais uma consequência da própria revolução e do caminho seguido pelos governantes da ilha. Uma das reações que, creio eu, foi importante para selar o destino da economia cubana foi o embargo impostos pelos EUA. Dito isso registro que apontar o embargo como uma das causas do fracasso da economia cubana implica em negar uma das teses mais caras aos revolucionários (e muitos não revolucionários) da América Latina, qual seja: que o comércio internacional é prejudicial para as economias do continente. Mais uma vez cabe lembrar da República Dominicana, longe de ser uma potência industrial, a valer as teses contra o comércio, o país deveria ser um grande perdedor com as “trocas injustas impostas pelos países ricos aos países pobres”, os dados deixam parecer que os “explorados” da República Dominicana se saíram muito melhor que os não explorados de Cuba. O mesmo vale para vários outros países de nuestra América.

Comparações em intervalos de cinquenta anos, como as que fiz acima, são úteis para observar efeitos de longo prazo, mas não contam o que aconteceu no meio do período. Para tratar desta questão comparei o desempenho do PIB per capita de Cuba com a de alguns países selecionados. Começo com os dois imediatamente abaixo de Cuba no ranking de PIB per capita dos anos 1954-58: Panamá e Guatemala. Ambos tiveram melhor sorte que Cuba. O PIB per capita do Panamá, mesmo na crise da década 1980, período terrível para América Latina, ficou consideravelmente acima de Cuba. Na Guatemala a crise da década de 1980 ameaçou tornar o país tão pobre quanto Cuba, mas o país se recuperou e Cuba sofreu com o fim da URSS. Aliás é curioso como a revolução que tornaria Cuba independente dos “imperialistas americanos do norte” tornou Cuba dependente do império soviético. Por falar nisso repare aquele crescimento impressionante no começo do século XXI em Cuba, se eu fosse chato diria que decorreu do Chavismo e, quem diria, do boom das commodities que, mesmo com o embargo, beneficiou Cuba.







As próximas comparações são com os países que estavam imediatamente acima de Cuba no ranking de PIB per capita do período 1954-58: Colômbia e Costa Rica. Tanto a Colômbia quanto a Costa Rica tiveram desempenho visivelmente superior ao de Cuba. No caso da Costa Rica os cinquenta anos fizeram com que os costa-riquenhos tivessem uma renda média que é mais que o dobro da dos cubanos. Já a Colômbia, mesmo tendo de enfrentar os carteis do tráfico, guerrilhas e grupos paramilitares, conseguiu uma renda média cerca de 80% maior que a dos cubanos. Ao que parece uma guerrilha no poder é bem mais danosa para a economia do que uma guerrilha tentando tomar o poder.







Para não dizer que esqueci o Brasil a figura abaixo compara o PIB per capita brasileiro com o de Cuba. Em 1958, último ano antes da revolução cubano, tínhamos uma renda média menor que a de Cuba, hoje nossa renda média é o dobro da dos cubanos. Sim, isso mesmo, mesmo com tipos estranhos como Jânio, um golpe seguido de uma ditadura, Sarney, Collor, FHC e Lula crescemos muito mais que os cubanos com o regime de Fidel. Como a amostra termina em 2008 não tem o efeito de Dilma, ela bem que tentou diminuir nossa diferença para Cuba, sem sucesso.




Agora a cereja do bolo. Lembra da República Dominicana? O país para onde fugiu Fulgencio Batista? O país que foi vítima de Trujjilo? Que como outros da América Latina passou por severas instabilidades na segunda metade do século XX? Que era mais pobre do que Cuba? Do país explorado pelo comércio internacional? A figura abaixo compara o desempenho do PIB per capita na República Dominicana e em Cuba. Melhor não falara nada.




É difícil não classificar a tirania de Castro como um desastre econômico. Se não fosse trágica seria uma coleção de ironias. Da revolução que prometia tornar Cuba independente e acabou tornando a ilha completamente dependente da União Soviética até o embargo que pode explicar parte do fracasso econômico dos guerrilheiros ao custo de sacrificar a base da “teoria econômica” que anima revolucionários que se inspiram em Fidel e sua turma.



6 comentários:

  1. Olá Roberto, excelente artigo. No entanto tenho uma dúvida, a ONEI (Oficina Nacional de Estatísticas de Cuba) diz que o PIB per capita em 2015 foi de 4845 CUP (Peso Cubano). Se cada dólar vale 25 pesos cubanos, na verdade o PIB per capita de Cubana é inferior a 200 dólares.

    http://mises.org.pt/2016/03/as-duas-moedas-de-cuba-como-embuste-do-pib-per-capita-cubano/


    Jorge Libertário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito difícil calcular o PIB cubano e mais difícil ainda para fazer comparações internacionais. Por exemplo, no Banco Mundial o PIB per capita de Cuba por paridade de poder compra é semelhante ao do Chile, algo que me parece absurdo. Sendo assim usei os dados do Maddison que é uma base que engloba vários países e é muito usada pelo pessoal de história econômica inclusive para comparações internacionais.

      Excluir
  2. Como posso ter lido tanta bobagem numa manhã de novembro? A humanidade espera até hoje o grande bem-estar prometido pelo capitalismo, antes de uma eventual destruição nuclear ou esgotamento dos recursos naturais. Um tirano que investiu em educação e saúde para o povo em um país aonde até os cidadãos de países ricos vão em busca de tratamento médico. Estude um pouco mais. Apresentei-lhe linhas gerais do contraditório e elementos para uma pesquisa mais ampla, que o removam do banco de areia mental em que o senhor está encalhado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Como posso ter lido tanta bobagem numa manhã de novembro?"

      Só ad hominem e não refuta o texto.

      "A humanidade espera até hoje o grande bem-estar prometido pelo capitalismo"

      Antes dele era excelente não? Fome muito maior. Pobreza maior. Muito mais absolutismo enfim seu canalha.

      , "antes de uma eventual destruição nuclear ou esgotamento dos recursos naturais."

      Não está falando da União Soviética que explodiu Chernobyl, e que destruiu o mar de Aral e que ocorreu o desastre de Mayat? Não está falando da Últra poluidora china?

      Cuba já tinha bons índices antes disso. Cuba tinha antes da tirania dos Castro 76% de cidadãos alfabetizados, sabia que Cuba tinha a maior quantidade de médicos per cápita? Você sabia que cuba estava entre as treze menores mortalidades infantis do mundo? Sabia que foram médicos cubanos realizaram a primeira anestesia com éter em terras latino-americanas em 1847? sabia que foram cubanos que identificaram o agente transmissor da febre amarela em 1881? Sabia que a primeira máquina de raio x da América Latina foi de Cuba? Sabia que Cuba era o país da América latina que mais investia proporcionalmente em Educação sendo 23% do PIB? POr isso deixa de defender esse tirano seu carniceiro defensor de ditaduras.

      Excluir
    2. E Cuba tinha se naõ me engano uma média de 190 leitos de hospital por habitante, o que é um número a frente da média dos países desenvolvidos que era uma taxa de 200 por habitante

      Excluir
  3. Entendi que um país que possui índices de PIB per capita com certeza possui uma economia mais pujante e mais rica, e que dessa forma a população também seria beneficiária dessa riqueza. Se não de uma forma direta, que seja indireta. Porém uma vez ouvi uma história sobre os cálculos per capita. Em um local imaginário, criavam-se gordas galinhas para o co sumo de sua população. Para mil indivíduos, cabiam dez mil galinhas gordas por mês. Isso daria cerca de 10 penosas vem fornidas per capita para o feliz povo dessa localidade.Mas ainda assim, haviam centenas de famintos na comunidade, que mal conseguiam ter uma das galinhas gordas mensalmente em suas panelas per capita ... me pergunto se isso não nos faz pensar um pouco mais sobre essa questão...(não tanto acerca dá criação de galinhas gordas, mas mais acerca dos cálculos per capita e às distorções que elas possam conduzir )

    ResponderExcluir