domingo, 31 de agosto de 2014

Maria Conceição Tavares Ataca Novamente

Maria da Conceição Tavares em entrevista para o jornal O Globo (link aqui) afirma que "ninguém come PIB, come alimentos". Para os que não a conhecem a professora é uma das grandes mestres da heterodoxia econômica no país. Inspiradora, entre outros, de Serra e de Dilma, Maria da Conceição Tavares é conhecida do grande público por ter elogiado às lagrimas o malfadado Plano Cruzado, por ter criticado o Plano Real (link aqui), por ter criticado duramente Marcos Lisboa, primeiro secretário de política econômica de Lula e economista brilhante, por ter tentado desacreditar as políticas sociais focadas, e.g. bolsa família, implementadas por Marcos Lisboa e Palocci (link aqui), enfim, é uma economista que em uma dimensão alternativa onde tudo acontece de forma contrária à nossa seria aclamada pelos acertos em suas previsões para nossa dimensão. Para os que se interessarem pela entrevista deixo uma sugestão de trilha sonora:





Feitas as devidas apresentações devo dizer que concordo que existe uma enfase exagerada ao crescimento do PIB no desenho de políticas econômicas. A diferença é que não estou dizendo isto quando o país parou de crescer, disse isto em 2010 quando a economia cresceu a uma taxa de mais de 7% ao ano (link aqui), na realidade eu dizia antes, mas só achei link para 2010 e, como bem sabe a garotada, se não tem print então não aconteceu. Infelizmente naquela época, quando tentei colocar esta discussão em pauta, fui atropelado pelo discurso da futura presidente que garantia que ia fazer o governo do PIBão (link aqui), fui chamado de pessimista e coisas do tipo. Talvez se Dilma fosse menos empolgada com a economia proposta por Maria da Conceição Tavares e escutasse os críticos não tivesse feito promessas impossíveis e não tivesse amargando uma recessão. Pelos números de hoje Dilma não será reeleita, mas tudo pode mudar, se for reeleita seria bom que Dilma ouvisse economistas que tenham agendas mais modestas do que reescrever a teoria econômica, bom para ela e, principalmente, bom para nós, os plebeus da corte petista.

O mundo gira...



2 comentários:

  1. Impressionante como tem economista heterodoxo no Brasil. Uma solução que levaria 2 meses pra ser implantada demora 5 anos por culpa desta gente desqualificada, despreparada e contaminada por uma ideologia doentia que provocou mais de 100 milhões de mortes no mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo sua revolta, mas devo dizer que conheço muitos economistas heteredoxos, inclusive marxistas, que fazem um sério esforço de pesquisa para entender o funcionamento da economia. É bem verdade que eu acredito que estão errado, assim como eles acreditam que eu estou errado, mas os respeito, não sei se a reciproca é verdadeira... hehe

      Vou além, correndo o risco de errar feio digo que a maior parte do pensamento heterodoxo em economia não é de inspiração marxista. Nunca é demais lembrar que Keynes comparou O Capital de Marx ao Corão.

      Excluir